Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Português, e este blog é mais um recurso para ajudar meus alunos em suas atividades escolares. Seleciono textos e atividades que os ajudarão na suas necessidades. Aqui tem resumos dos conteúdos, textos para leitura, exercícios para resolver e resolvidos que se tornarão acessível aos alunos, que por ventura, perderam aula ou que precisam de um reforço escolar. Além disso disponho deste espaço para postar meus poemas, artigos e mensagens variadas. Espero que gostem.

terça-feira, março 8

A história da Língua Portuguesa

O Português tem sua origem no latim, que também propiciou a formação de outras línguas, entre as quais: o francês, o espanhol e o italiano.
Bem antes de nossa era, Roma havia se transformado numa verdadeira potência e suas legiões, combativas e indomáveis, tinham conquistado vastos territórios para o império Romano, que na época da sua máxima expansão, se estendiam do norte da África à Grão- Bretanha e da Lusitânia à Mesopotâmia. Os soldados , os colonos e os negociantes romanos incumbiram-se de popular o latim vulgar nas regiões em que se instalavam.
Inicialmente esse idioma foi introduzido na Itália.Mais tarde na Sicília, na Sardenha e na Córsega, além de outras regiões, inclusive na Península Ibérica. Nas diversas regiões ,o latim vulgar foi sofrendo modificações, produzindo diferentes dialetos.
Esses diferentes dialetos deram origem às línguas românicas ou neolatinas: provençal, francês, romeno, dalmático,italiano, espanhol, rético, sardo, catalão e português.
Chama-se latim vulgar à língua utilizada pelos soldados e camadas pobres da população , em oposição ao latim clássico ou literário, que era empregado por uma reduzida minoria.
O português, como outros idiomas, foi se desenvolvendo através dos séculos, tendo sido influenciado pelos bárbaros e árabes, até chegar ao estágio que conhecemos hoje.
Com as conquistas de Portugal , o português foi levado a vários outras regiões: além de Portugal, Brasil, Angola, Guiné Bissau e Moçambique, Goa, Macau, Damão, Diu, Bombaim, Timor Leste, Cabo verde,Ilha dos Açores, São Tomé e Princípe e Madeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário